Publicado por la "Asociación Brasileña de Comunicación Empresarial"
O
curso de jornalismo e a Empresa Júnior do Curso de Administração da
ESPM-Sul realizaram, nos meses de outubro e novembro de 2013, uma
pesquisa inédita para conhecer o perfil do mercado de comunicação
corporativa no Rio Grande do Sul. A pesquisa “Cenários da Comunicação
Corporativa no RS” traz um mapeamento do mercado que é emergente no
Estado e tem como objetivo evidenciar a importância da comunicação para
as empresas.
A
iniciativa partiu do Curso de Jornalismo e foi planejada pelas
professoras Liliane Antunes Rohde e Rosângela Florczak, e executada em
parceria com a Empresa Jr. "A pesquisa é uma contribuição histórica para
uma área que cresce e se fortalece a cada ano na economia brasileira.
Um segmento da atividade econômica que movimenta milhões, gera empregos e
contribui, efetivamente, para um melhor posicionamento das empresas e
organizações diversas diante de seus interlocutores. Além disso, revela
também que o mercado cresce e enfrenta desafios importantes como a
comunicação interna e a presença das marcas e corporações nas mídias
sociais”, destaca Rosângela.
O
segmento que cresce aproximadamente 20% ao ano no País e ganha força na
economia gaúcha foi mapeado a partir do ranking das 500 maiores empresas
do Sul do Brasil publicado pela Revista Amanhã em 2013. Para o
levantamento, 120 empresas gaúchas foram selecionadas pelos
pesquisadores. Deste total, gestores de comunicação corporativa ou
responsáveis pelas áreas de comunicação de 73 empresas responderam às
questões nos meses de outubro e novembro deste ano. A amostra representa
um universo de 36,3% do total das 201 maiores empresas gaúchas. Das
empresas pesquisadas, 51% são do ramo da indústria, 40% de serviços e 9%
do comércio. Apenas 26% têm até 500 funcionários. Já 44% têm de 500 a
3.000 funcionários, 13% de 3.000 a 5.000, e 17% mais de 5.000. A
metodologia escolhida foi por meio do contato direto com as empresas e
da aplicação de um questionário com 52 questões diversificadas para a
melhor obtenção dos dados.
Comunicação Corporativa no Brasil
De
acordo com dados do IBGE, o setor de comunicação é responsável pela
movimentação de 120 bilhões de reais no Brasil e é dono de uma fatia de
aproximadamente 3,5% do PIB nacional. Já a indústria da comunicação
corporativa, segundo dados da Associação Brasileira de Comunicação
Empresarial (Aberje), movimenta, anualmente, no Brasil, aproximadamente
R$ 9 bilhões e reúne um conjunto de mais de mil empresas fornecedoras
de serviços.
Cenários do RS
Dentre
os itens de destaque que a pesquisa apurou, está a importância que as
empresas atribuem a esta área, sendo que 74,20% dos entrevistados
consideram as atividades de comunicação como importantes para o
desempenho da empresa. Deste percentual, 47,10% consideram a área como
muito importante. O estudo também apontou que os investimentos no setor
aumentaram. Na maioria dos casos (55%), houve um acréscimo no
direcionamento de recursos financeiros. Neste ponto, o levantamento
abordou, como questão opcional, o valor do orçamento destinado a este
fim nas empresas: 27% delas não responderam, e do restante (28%),
afirmaram investir mais de R$ 1 milhão em comunicação; 12% entre R$ 700
mil e R$ 1 milhão; 11% entre R$ 400 mil e R$ 700 mil, e 22%, menos de R$
400 mil. As empresas também demonstraram otimismo em relação à
previsão de crescimento nesta área, já que 84% delas acredita que o
setor ainda vai crescer, sendo que 31% acreditam que irá crescer muito.
A
realidade sinalizada pela pesquisa da ESPM-Sul também mostrou um
panorama da formação dos profissionais que atuam na área de comunicação
corporativa no Estado. Os números revelaram que 31,30% deles têm
graduação em Jornalismo, seguidos 19,80% em publicidade e o mesmo
percentual é graduado em Relações Públicas. Os graduados no curso de
Administração representam 9,40% dos cargos, enquanto as áreas de
Marketing e Design ocuparam os índices posteriores, de 8,30% e 3,10%,
respectivamente. Os demais têm formações diversas. “Para nós, que
formamos os profissionais que vão atuar nesse segmento, foi muito
satisfatório perceber que há espaço para o profissional de comunicação
com formação múltipla, interdisciplinar e com sólidos conhecimentos de
gestão, finanças, sustentabilidade, estratégia, gerenciamento de crise,
assessoria de imprensa, entre outros que diferenciam o jornalista que
busca vaga em comunicação corporativa", avalia a diretora do Curso de
Jornalismo da ESPM. Janine Passini Lucht.
A
pesquisa ainda evidenciou quais são os desafios na área da comunicação
corporativa, segundo as empresas entrevistadas. São eles: aprimorar a
comunicação interna torná-la uma área estratégica e fazer a gestão das
mídias sociais.
A ESPM-Sul pretende, anualmente, repetir a pesquisa como forma de manter um observatório permanente do desenvolvimento do setor.
Comentarios
Publicar un comentario